CUIDADOS COM OS PÉS NA 3ª IDADE

Com os avanços nos tratamentos de saúde e uma expectativa de vida cada vez maior, os idosos têm uma participação cada vez mais efectiva na nossa sociedade e, cada vez mais, essa participação é feita activamente e com grande qualidade de vida. Porém, para chegar à melhor idade com qualidade e poder aproveitar uma fase mais calma da vida, precisamos de ter cuidado com diversos factores e, hoje, vamos falar sobre os cuidados com os pés.
Com o passar dos anos, o nosso corpo sofre com o enfraquecimento e a degeneração de várias estruturas. Os ossos e músculos ficam mais fracos, a pele resseca, as articulações enrijecem, enfim, todo o sistema vai enfraquecendo progressivamente.
Durante toda a vida, os nossos pés têm um papel muito importante para a locomoção e equilíbrio durante as actividades que realizamos, mas, com o passar do tempo, também sofrem com esse desgaste. Por isso, é fundamental que tenhamos cuidados com eles para evitarmos problemas maiores, como dores e quedas.

Cuidados pé terceira idade
1. Cuidados com os pés na terceira idade

Cuidados básicos com os pés na terceira idade
  • Olhar com cuidado, examinar e lavar diariamente os pés;
  • Secar bem os pés após o banho, com atenção maior entre os dedos;
  • Cuidado com água muito quente;
  • Cortar as unhas dos pés regularmente em linha recta e não muito curtas;
  • Manter os pés sempre hidratados;
  • No caso de calos, é importante ter cuidado com materiais cortantes e procurar sempre um profissional especializado para o trabalho.

Protecção dos pés e calçados para terceira idade

A escolha do calçado é muito importante para os idosos, pois, além da protecção que o sapato proporciona aos pés, é um factor de segurança quando se fala em quedas.
A primeira coisa que se deve levar em conta na escolha do calçado é a parte interna. Devem ser evitados aqueles calçados com costuras internas, pois essas costuras podem ferir os pés, além disso, o espaço interno deve ser suficiente para acomodar os pés no final do dia, quando estão mais inchados e o calçado inadequado podem apertar os pés e causar bolhas, calos e feridas.
Outro factor que deve ser levado em conta é o modo de calçar e apertar. Hoje temos muitas ferramentas que auxiliam na hora de calçar um calçado, como as calçadeiras, que ganham tempo e evitam desequilíbrios e problemas na hora de baixar. Da mesma maneira, o aperto mais fácil é através do velcro, ao invés dos cordões, que além de ser mais fácil de apertar, não abrem ou desapertam com facilidade.
Por fim, a sola não pode ser escorregadia de maneira nenhuma, pois pode levar a uma queda e uma queda pode causar grandes problemas, principalmente em idosos.
Resumindo, o calçado deve ser confortável e com espaço para acomodar os pés, mesmo quando estiverem inchados, sem magoar; fáceis de calçar e fechar; e devem ser antiderrapantes. Dessa forma, conseguimos protecção e redução do risco de quedas para os idosos.

Prevenção de dores e feridas nos pés 

Depois dos 65 anos de idade, mais da metade das mulheres e quase 35% dos homens em Portugal referem dores nos pés, além disso, o número de diabéticos aumenta consideravelmente. Por isso, para os idosos, é fundamental que se previna o aparecimento das úlceras de pressão nos diabéticos e que se previnam as dores, possibilitando que essas pessoas sejam mais activas e vivam com mais qualidade de vida.
Além dos cuidados básicos citados acima, cuidados mais específicos também podem ser feitos, como:
  • Não caminhar descalço;
  • Nos casos de lesões, procurar um médico o mais rápido possível para evitar complicações;
  • Tratar os pés com um podologista;
  • Fazer avaliação de sensibilidade com profissional especializado;
  • Fazer exercícios específicos para reduzir ou evitar o inchaço das pernas e pés e manter as articulações e músculos saudáveis. Um exercício que pode ser realizado consiste em fazer o movimento do pé para cima e para baixo lentamente. Outro exercício seria realizar movimentos rotacionais com os pés, podem ser no sentido horário ou anti-horário,
  • O uso de palmilhas dá suporte para os pés, ajuda a prevenir e reduzir dores e distribui a pressão exercida durante o caminhar, prevenindo as úlceras de pressão nos diabéticos.

Palmilhas personalizadas ao pé para idosos

As palmilhas para idosos dão suporte para os pés, oferecem o amortecimento, dão conforto e confiança durante a caminhada, além de melhorar o alinhamento, previne dores futuras e melhora as dores já existentes.
cuidado pe idoso terceira idade desabado caido arco
4. Idoso com o arco do pé abatido

cuidado pe idoso terceira idade palmilha arco
5. Pés com uso da palmilha, com o arco elevado

Palmilhas Personalizadas para diabetes

Estas palmilhas distribuem as pressões e as cargas exercidas nos pés, prevenindo e protegendo os pés dos diabéticos contra úlceras plantares.
cuidado pe idoso terceira idade palmilha diabetico diabetes
6. Palmilha ortopédica para pés diabéticos

Quer saber mais sobre o cuidado com os pés na terceira idade? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Sem comentários :

Enviar um comentário