PÉS DORMENTES

Quem nunca sentiu aquela dormência ou formigueiro nas pernas após um longo período na mesma posição?! Essa sensação, chamada parestesia, é muito frequente e acontece porque a condução do nervo responsável pela área afectada está prejudicada. Quando estamos numa posição prejudicial, alguns vasos sanguíneos e nervos podem ser comprimidos e, após um período sem a irrigação adequada ou sob pressão, a função desses nervos fica comprometida, causando a dormência ou o formigueiro. Porém, esta falta de sensibilidade pode estar relacionada com alguma doença mais grave e que precise de um cuidado específico. Vamos ver abaixo o que pode estar relacionado a esta sensação.

Doenças relacionadas com a sensibilidade dos pés e das pernas

Algumas doenças crónicas causam a falta de sensibilidade nos pés e nas pernas, como:
  • Diabetes;
  • Esclerose múltipla;
  • Tumores;
  • Hérnias discais, que podem comprimir o nervo e alterar a sensibilidade nos membros inferiores. 
Caso essa dormência seja repentina, o quadro pode estar relacionado a alguma coisa mais grave, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC / derrame), que, normalmente, está associado à perda motora, neste caso, o atendimento médico deve ser imediato.
O factor traumático também pode estar relacionado com a perda de sensibilidade. Quando acontece um trauma na coluna que leva a uma lesão nervosa, tanto a sensibilidade quanto o controle motor podem ser afectados abaixo do nível da lesão.
Porém, a doença mais comum relacionada à perda de sensibilidade nos membros inferiores é a diabetes. A diabetes é uma doença crónica silenciosa e muito perigosa, é a principal causa das amputações um pouco por todo o mundo.
Aos poucos, esta doença afecta os nervos e a circulação periférica do corpo, causando a neuropatia periférica, que acomete 26% dos homens e 22,1% das mulheres com diabetes.

Na diabetes, quando existe a neuropatia, a dormência nos pés aumenta o risco de uma úlcera, pois, com a falta da sensibilidade, a pessoa pode não sentir algo que a esteja a magoar.

pés dormentes insensibilidade pe diabetico




Avaliação da sensibilidade

Existem vários métodos para a avaliação da condução dos nervos. É possível testar a dor, o tacto e os reflexos, e essa avaliação é essencial para saber se algum nervo está comprometido.

Pressão plantar

Por ter a sensibilidade comprometida, o diabético não sente a pressão que é exercida nos seus pés durante o caminhar, que podem levar a hiperpressões em determinadas regiões dos pés, e isso é um dos maiores factores de predisposição ao aparecimento de úlceras de pressão.

Palmilhas para diabetes

Para evitar as úlceras de pressão nos pés diabéticos, existem um tipo de palmilhas que distribui a pressão exercida na locomoção, fazendo com que não existam pontos de hiperpressão e, desta forma, prevenir o aparecimento de úlceras plantares.
 http://www.pessemdor.com.br/wp-content/uploads/2015/03/Blog-pes-sem-dor-20150304-pes-dormentes-3-e1426268182745.jpg 
Quer saber mais sobre pés dormentes? Tem alguma questão? Envie-nos as suas duvidas !

Sem comentários :

Enviar um comentário