USO DE CALÇADO INADEQUADO NA INFÂNCIA

É um pesadelo comprar sapatos para crianças, não é? Elas nunca estão satisfeitas com os modelos e demoram uma eternidade na escolha do “calçado perfeito”. Além disso, elas crescem muito rápido e o calçado comprado fica “pequeno” muito rápido. Mas sabia que o uso de calçado mais pequeno que o ideal pode colocar em risco a saúde dos pés?!
 
A infância é marcada pelo processo de formação dos músculos e ossos e é uma fase na qual os pés se adaptam aos estímulos externos. Quando o pé fica “comprimido” por causa do uso de calçado inadequado, as estruturas perdem a sua liberdade de movimento e ficam mais propensas a desenvolverem deformidades e problemas durante a fase adulta.
As patologias mais comuns causadas pelo uso de calçado mais pequeno que os pés, podemos destacar os joanetes (deformação que causa a formação de uma protuberância na base do 1ºdedo), o neuroma de morton (compressão de um nervo que passa entre os dedos), deformidades nos dedos, como os dedos em garra ou em martelo, pé plano adquirido, entre outras.
Para evitar problemas, é importante ficar atento ao crescimento das crianças e trocar o calçado sempre que necessário. Por estarem em fase de crescimento, as crianças podem recuperar dos possíveis problemas causados pelo calçado inadequado (desde que o uso seja interrompido).

ANDAR DESCALÇO
Uma dica importante: o ideal é que as crianças andem DESCALÇAS sempre que possível (em terrenos seguros, sem risco de cortes ou lesões).
O simples ato de andar descalço ajuda a estimular o sistema nervoso e o sistema musculoesquelético, melhorando o equilíbrio, a sensibilidade, e o desenvolvimento motor, além de fortalecer os músculos e aumentar a circulação sanguínea.
Nos casos em que existe alguma deformidade congénita, decorrente da utilização de calçado inadequado, como as citadas acima, existe a possibilidade de correcção com suportes plantares que ajudam nas possíveis deformidades ou no desenvolvimento do pé da criança.

Sem comentários :

Enviar um comentário