COMO EVITAR BOLHAS NOS PÉS

Não existe nada pior do que chegar em casa, depois de uma boa corrida, tirar o ténis e ver o pé cheio de bolhas. Você sabia que esse problema é causado pelo uso incorrecto e pelo atrito com o calçado?
A pele é um órgão muito sensível e está sujeita diariamente a pressões, principalmente nos pés. Quando sofre algum tipo de atrito contínuo, a camada mais externa da pele (conhecida como epiderme) descola-se da segunda camada (a derme) e há um acumular de líquido na região, as conhecidas bolhas.
Por mais simples que possam parecer, as bolhas são muito incomodas e podem atingir qualquer pessoa, independente do sexo ou da prática activa de exercícios físicos, originando dores, principalmente quando infeccionam. Por essa razão, é importante ter alguns cuidados no seu tratamento.

O que pode causar bolhas

Por serem fruto do aumento do atrito da pele, alguns factores podem contribuir para o aparecimento das bolhas, como por exemplo:
  • Calçado inadequado: As mulheres devem ter cuidado na escolha de sapatilhas ou sapatos com salto alto. Este tipo de calçado contribuem para o aumento da pressão em algumas regiões do pé e aumentam a probabilidade de desenvolvimento de bolhas.
  • Alterações no apoio do pé: A forma como o pé realiza o apoio também pode causar a sobrecarga no pé.
  1. Pé cavo: Causa maior pressão no calcanhar e nos metatarsos, devido à falta de apoio no meio do pé, e podem levar ao surgimento das bolhas.
  2. Joanete: Esta patologia faz com que uma proeminência óssea se forme na base do dedo grande do pé, aumentando a pressão dessa área com a lateral do calçado, aumentando assim a probabilidade de desenvolvimento de bolhas.

Dicas para evitar as Bolhas

Para evitar as bolhas é importante seguir algumas medidas:

1 – Manter os pés limpos e hidratados: Isso pode ser feito com base numa boa higienização e o uso de produtos hidratantes, talco e óleos.
2 – Utilizar calçado adequado: A sapatilha não pode ser nem muito grande nem apertada, pois ambas as situações causam o atrito com o pé. O ideal é comprar sapatilhas confortáveis que se ajustem bem ao pé do indivíduo.
3 – Lubrificantes: Pomadas ou vaselina ajudam a diminuir o atrito com o calçado.
4 – Tornar a pele mais resistente: Isso pode ser feito andando descalço em terrenos seguros, pois a pele ficará mais espessa e resistente à fricção.

Após o aparecimento da bolha é importante proteger e evitar pressionar a área atingida. Isso pode ser feito com o uso de uma gaze, associados à utilização de calçados confortáveis, repouso de actividades físicas e higienização do pé.
A remoção manual e caseira não é recomendada, pois a camada retirada deixará a pele desprotegida e sujeita ao ataque de organismos externos, como fungos e bactérias. O ideal é deixar a bolha rebentar naturalmente, pois o corpo irá cicatrizar correctamente a região afectada.

Sem comentários :

Enviar um comentário