DOR NO JOELHO

Dor no joelho é um assunto muito amplo e envolve diversas causas e diferentes patologias. A característica mais importante da articulação do joelho é a de que ela é a mais instável do membro inferior. A estabilidade depende do bom funcionamento de várias estruturas, como meniscos, ligamentos e principalmente os músculos. Além disso, o alinhamento do joelho tem grande influência nessa estabilidade e na vulnerabilidade para lesões.

dor no joelho
1. Dor no joelho

Principais lesões no joelho

Os tipos de lesões no joelho usualmente variam com a faixa etária das pessoas. Normalmente, os indivíduos jovens sofrem com as lesões agudas, como lesão de menisco, lesões ligamentares, síndrome de atrito da banda iliotibial (SABI – tipo de dor na lateral do joelho), síndrome da dor femoropatelar (SDFP – tipo de dor anterior no joelho), tendinites e bursites, que estão relacionadas com a prática desportiva. Já os indivíduos mais velhos sofrem com as lesões mais crónicas, como artrose, que é uma lesão de desgaste da cartilagem do joelho.
dor no joelho 2
2. Regiões específicas de dor no joelho

Causas das dores no joelho

Uma das principais causas é o desalinhamento da articulação do joelho. Um joelho com o alinhamento normal tem uma boa distribuição de carga sobre as superfícies articulares e mantém um bom espaço articular entre os lados, já no joelho desalinhado, em valgo, por exemplo, há uma descarga maior na parte lateral. Isto tem relação com algumas lesões como a artrose do compartimento lateral. No desalinhamento em varo, no qual os joelhos ficam mais separados, como o de alguém que monta a cavalo, a descarga de peso é muito maior na parte medial do joelho, onde existe a compressão, e na lateral ocorre o estiramento das estruturas. Este tipo de alinhamento tem relação com tendinites e artrose do compartimento medial.
dor no joelho varo joelho torto
3. Joelho varo

dor no joelho valgo joelho torto
4. Joelho valgo

Por terem ligação com muitas estruturas e sofrerem a influência de diversos fatores, as dores no joelho precisam de uma avaliação minuciosa de um profissional capacitado, para um diagnóstico e tratamento precisos.
O joelho é uma articulação cuja estabilidade depende muito da musculatura, e o risco de lesão é muito maior quando existe excesso de peso, desalinhamento e falta de força muscular, além da idade também influenciar (quanto mais velho maior a probabilidade de desgaste). Com isto, precisamos de ter cuidados com alguns fatores:
  • Sedentarismo: Além de favorecer o excesso de peso, deixa a musculatura mais fraca e qualquer atividade que venha a ser realizada (como subir escadas) sobrecarregará muito mais os joelhos.
  • Excesso de carga, treinos e atividades desportivas de alto impacto e intensidade: podem levar a lesões, ainda mais se houver um desalinhamento.
  • Traumas prévios, fraturas, lesões ligamentares e meniscais sem tratamento adequado: Enfraquecem a musculatura, deixam os joelhos mais suscetíveis a novas lesões e podem acelerar o processo de desgaste.

Como tratar e prevenir as dores no joelho

O joelho é a articulação de sustentação do corpo mais acometida pela artrose. Para prevenir o desgaste e o aparecimento de dores, o indivíduo deve procurar saber se existe algum tipo de desalinhamento que possa trazer prejuízos futuros, além disso, precisa de manter o peso ideal e melhorar a força da musculatura. Para isso deve:

  • Fazer uma avaliação para verificar se existe algum desalinhamento;
  • Fazer fisioterapia para melhorar os sintomas, o equilíbrio e a força muscular;
  • Usar joelheiras (após indicação médica) para estabilizar o joelho;
  • Utilizar palmilhas personalizadas

Palmilha personalizadas para dores no joelho

Estas palmilhas proporcionam o realinhamento dos pés e tornozelos através de cunhas corretoras e, consequentemente, evita o desalinhamento nos joelhos e redistribui as pressões nos tornozelos e pés, eliminando a dor. Além disso, promove um maior amortecimento de impacto, o que auxilia na eliminação e na prevenção de dor.
dor no joelho palmilha pés sem dor
5. Palmilhas para dor no joelho

A cunha interna é ideal para corrigir o desalinhamento em valgo, pois ajuda a levar para fora o joelho que está para dentro. Já a cunha externa faz com que o joelho que está em arco seja alinhado para dentro.

Sem comentários :

Enviar um comentário