HÁBITOS INFANTIS PODEM INDICAR PROBLEMAS ORTOPÉDICOS

 É natural que todos os pais se preocupem profundamente com a saúde e o bem-estar de seus filhos. Por isso, é importante estar atento aos sinais que podem indicar complicações à saúde dos pequenos, inclusive problemas ortopédicos. Conheça alguns hábitos infantis, aparentemente inofensivos, que podem esconder perigos que tiram o sono a muita gente.

Crianças que possuem os chamados “pigeon toes” (dedos de pombo) apontam os dedos dos pés para dentro durante o caminhar. Isso ocorre porque eles possuem os metatarsos (ossos longos do pé) voltados para dentro, ou devido a uma rotação interna do fémur ou da tíbia. Apesar de ser comum durante a infância, os “pigeon toes” não devem ser menosprezados, pois podem acarretar problemas de equilíbrio para a criança.
Caso a patologia persista até os nove ou dez anos de idade, é possível que uma cirurgia correctiva seja necessária. Justamente para evitar maiores transtornos, como uma intervenção cirúrgica, é importante identificar e tratar o quanto antes o “pigeon toes”. Para auxiliar na correcção do problema, indica-se o uso de palmilhas e ortóteses, que ajudam a realinhar os pés e os joelhos da criança.

 SENTAR EM “W”

 http://www.pessemdor.com.br/wp-content/uploads/2015/08/Sentar-em-W.jpg
Sentar em “W” é a postura que algumas crianças adoptam ao sentar, onde as suas pernas estão voltadas para trás e o quadril e joelhos encontram-se em rotação. Caso a criança desenvolva o hábito de sentar em “W”, existe o risco de luxação do quadril. Além disso, ela terá uma predisposição a problemas ortopédicos nos pés e joelhos.
A palavra de ordem aqui é prevenção. O melhor a se fazer é ficar atento aos hábitos da criança e, sempre que notar que ela está sentada em “W”, deve-se corrigir e sugerir outra posição que seja anatomicamente viável, como sentar com as pernas esticadas para frente ou sentar com as pernas cruzadas à frente do corpo (com ambas as coxas apoiadas no chão).

ANDAR NA PONTA DOS PÉS
O andar na ponta dos pés
3. O andar na ponta dos pés

Apesar de parecer inofensivo, o andar na ponta dos pés é outro costume infantil comum e que requer uma atenção especial por parte dos pais. Assim que se inicia a aprendizagem de andar, é normal que a criança caminhe apoiando-se na ponta dos pés e, geralmente, esse modo de andar regride espontaneamente. No entanto, se mesmo após certa idade (por volta dos cinco anos), a criança caminhar regularmente dessa forma, isso pode indicar problemas como um atraso no desenvolvimento motor, ou um encurtamento do músculo e tendão de Aquiles.
Se o andar na ponta dos pés persistir, aconselha-se a procura de um profissional, que avaliará os pés e o caminhar da criança, de forma que as orientações ideais para o caso sejam dadas.

PALMILHAS PERSONALIZADAS PARA CRIANÇAS
Confeccionadas com um material macio, as palmilhas sob medida e adaptadas ao pé auxiliam no alinhamento dos pés, na formação do arco, na correcção do apoio plantar e na prevenção de possíveis problemas futuros.

Sem comentários :

Enviar um comentário