PESO VS PROBLEMAS NOS PÉS

 
Sabemos que o excesso de peso é um fator de risco para a saúde das pessoas. Pessoas acima do peso podem desenvolver problemas como diabetes, doenças cardíacas (hipertensão, arteriosclerose, infarte), osteoartrose, entre outras. O aumento do peso está ligado a hábitos alimentares, falta de exercício físico e à genética. Portanto, a fim de evitar a obesidade, é fundamental actuar na regulação da alimentação e iniciar ou intensificar a prática de exercícios físicos.
O grande problema em relação à prática de exercícios é que muitas vezes as pessoas acima do peso começam a sentir dores, especialmente nos joelhos e nos pés, por conta do aumento de sobrecarga nas articulações e nos tecidos dessas regiões.
Com essas dores, fica ainda mais difícil começar a pratica do exercício, e geralmente as pessoas ficam desestimuladas a praticar atividade física, desistindo logo no inicio. E o que acontece é o desenvolvimento de um ciclo vicioso, no qual a pessoa ganha peso, começa a sentir dores e acaba por desistir da atividade. Com isso, acontece um aumento de peso, e, então, o desenvolvimento de mais dores, não se conseguindo encerrar esse ciclo.

Como se livrar das dores e da obesidade através exercício físico

A melhor maneira de “fugir” da obesidade, como dito anteriormente, é iniciar uma dieta direcionada e uma rotina de exercícios físicos diários. Para que isso seja possível é fundamental que a pessoa não sinta dores, ou que a dor seja pouco significativa.
Uma das melhores maneiras de conseguir isso é através de uma boa avaliação dos pés e das dores, a fim de encontrar um tipo de exercício ideal para cada caso e o calçado ideal para a atividade. Muitas vezes é recomendada uma palmilha ortopédica feita à medida, pois permite uma melhor distribuição do peso (aumentando a área de contacto do pé com o solo) e melhora o amortecimento do impacto, o que alivia os tecidos e as articulações. Faça a sua avaliação biomecânica com um profissional e obtenha as respostas de que precisa.

Sem comentários :

Enviar um comentário