ACUPUNTURA PARA O PÉ

 
A ACUPUNTURA
A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa, reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como método eficaz para tratamento de inúmeras tipos de patologias.
Esta técnica baseia-se no estímulo de pontos específicos do corpo através de agulhas, de modo a equilibrar a energia corporal. Estes pontos estão divididos em meridianos que podem atingir todos os órgãos.
Além disso, outro efeito da acupuntura é regulação da dor. Isso é obtido através de duas formas: uma estimula a libertação de endorfinas (neurotransmissor que causa alívio da dor) e outra inibe a dor, por bloqueio de transmissão nervosa.
A acupuntura e o pé
O pé é uma região conhecida por ter inúmeros pontos que podem ter relação com praticamente qualquer órgão interno. Sendo assim é muito comum numa sessão de acupuntura usar pontos do pé para tratar outros órgãos e dores.
acupuntura pé 1

Como tratar o pé através da acupuntura?
Sabe-se hoje que a acupuntura é uma ferramenta viável para auxílio no tratamento de algumas condições específicas dos pés, como fasceite plantar e esporão do calcâneo. A acupuntura actua no alívio dos sintomas através do estímulo de alguns pontos, melhorando a circulação sanguínea e promovendo a diminuição da dor, através dos princípios comentados acima.
De outra maneira, o terapeuta pode identificar que a dor no pé provém de alguma deficiência de outro órgão (alteração na energia). Então através do estímulo pelos meridianos pode-se eliminar a dor no pé, que nesse caso é consequência de um problema de outro órgão.
acupuntura pé 2

Como devo proceder quando tiver uma dor no pé?
A acupuntura deve ser considerada, nos casos de dor no pé, como uma terapia complementar, actuando no alívio das dores. Como tal, não deve ser o principal tratamento. Isso porque sabemos que grande parte dos problemas nos pés tem origem em alterações biomecânicas (ex.: pé plano), comportamentais (ex.: aumento de peso, actividade física ou profissional) ou secundárias a outras patologias e traumas. Ou seja, na grande maioria das vezes a acupuntura terá um papel paliativo (melhora o sintoma mas não elimina a causa) e geralmente num tratamento completo do pé é necessário tratar a causa.

Mais informações não hesite em nos contactar!

Sem comentários :

Enviar um comentário