USO DE SAPATO DE TACÃO ALTO - EFEITOS

Nas ultimas décadas as mulheres vêm conquistando posições de destaque na sociedade ocidental, o que exigiu novos cuidados com a aparência, tornando-se o sapato de tacão alto um dos simbolos da feminilidade contemporânea.
   A utilização de sapatos de tacão alto expõe o corpo a condições não fisiológicas, alterando a função das articulações, o que gera forças acima do normal. Além disso, o uso do tacão alto na postura ortostática implica a retroversão pélvica, aproximação dos joelhos e tornozelos em relação à linha da gravidade, deslocamento posterior da cabeça e da coluna torácica.
   A marcha com calçado de tacão alto, comparada á de tacão baixo, causa várias alterações podológicas, como força compressiva soba  cabeça dos metatarsos, aumento de flexão plantar do tornozelo, passadas mais curtas e em menor velocidade, supinação do pé, etc.
   O aumento das cargas compressivas, as alterações biomecânicas do pé e a instabilidade do contacto do calcanhar devem ser acomodados na cinemática dos membros inferiores, pelve o coluna durante a marcha. por outro lado, movimentos compensatórios alteram os padrões de stress tecidual, o que pode contribuir para os sintomas álgicos associados ao uso do tacão alto.
    As alterações induzidas, a longo prazo podem dar origem a dor, desconforto e limitações funcionais ou até mesmo modificações estruturais, podendo ser prejudiciais à saúde e ao bem estar do individuo. Estas alterações geram sobrecargas em diversas articulações que podem predispor a população feminina a lombalgias, metatarsalgias, osteoartrite e alterações da marcha resultantes de encurtamento muscular, entre outras queixas.
    Desta forma, é importante a intervenção do Podologista na prevenção, educação sanitária, diagnóstico e tratamento dos deficits e alterações especificas.
 

Sem comentários :

Enviar um comentário