JOANETES

Provavelmente, todos conhecem alguém ou até sofrem do tão conhecido joanete, isto porque esta patologia é a que mais acomete os pés das pessoas e é muito mais comum entre mulheres (a cada 10 mulheres apenas 1 homem). Também conhecido como hálux Abductu valgos no meio científico, o joanete é uma alteração anatómica progressiva, criando uma proeminência óssea na parte interna do pé, que pode causar muita dor, devido à inflamação dos tecidos na região, sobreposição de dedos, artrose, bursite e ruptura de tendões. A partir daí, é comum ter muita dificuldade em andar e para encontrar calçado adequado.

Principais causas do joanete
Vários fatores podem causar o joanete, mas a genética e o uso de calçados inadequados são os que mais têm relação com o desenvolvimento desta patologia, abaixo temos uma lista de alguns fatores importantes, que também podem levar ao desenvolvimento do joanete:
– Calçados inadequados, principalmente os estreitos na zona posterior;
– Hereditariedade, 83% dos pacientes tem histórico de joanete na família;
– Tipo de pé (grego e egípcio estão mais vulneráveis);
– Pé plano e/ou pronação excessiva;
– Doenças reumáticas.

Como tratar e prevenir o joanete
Por ser uma patologia que tende a agravar-se, quanto mais cedo o paciente mudar alguns hábitos e iniciar o tratamento menor a probabilidade de precisar de uma intervenção cirúrgica (as cirurgias podem ser opção para casos de deformidades mais graves, com muita dor e limitações funcionais).
O tratamento com um profissional especializado, como fisioterapeuta e o Podologista, ajudará a diminuir ou estabilizar o evoluir da patologia, juntamente com outras intervenções, que têm bons resultados, como:
Reeducação do paciente para o uso de calçados mais largos e confortáveis e prevenção do agravamento;
Uso de órteses para melhorar o alinhamento;
Uso de separadores de dedos;
Uso de suportes plantares
Como a palmilha (suportes Plantares) atua no joanete
A palmilha corrige a pronação, com uma cunha interna e um apoio específico do arco plantar, retirando a força excessiva sobre o hálux e, dessa forma, impedindo a evolução do joanete e melhorando a estética e função do pé.

Dicas para aliviar as dores do joanete
Exercícios de movimentação dos dedos fazem a manutenção da mobilidade e da circulação local e a compressa com gelo por, no máximo, 20 minutos na região da dor, ajuda a aliviar o desconforto.
Quer saber mais sobre o joanete? Tem alguma dúvida? Visite a Clínica Médica dr. Luís Miguel Ferreira e esclareça todas as dúvidas!
 

Sem comentários :

Enviar um comentário